Sagu de Vinho - Decorabolos - O brasil dos sabores
Site Overlay

Sagu de Vinho

Ola pessoal segue abaixo mais uma receita do seu amigo de todos os dias gastronomiabrasileira, um delicioso Sagu de Vinho.

Sagu de Vinho é uma receita brasileira preparada com vinho tinto, água, açúcar, sagu, canela, anis estrelado (opcional) e cravos. Tradicionalmente, esta sobremesa é servida com um creme de baunilha ou creme inglês/crème anglaise.

A receita, tradicional na região sul do Brasil, provavelmente nasceu de uma variação da receita alemã Rote Grütze, que é preparada com suco/sumo de frutos vermelhos, açúcar e sagu ou amido de milho. Esta sobremesa é servida com um creme inglês/crème anglaise.

Rote Grütze é uma sobremesa alemã preparada com suco/sumo de frutas vermelhas, açúcar, sagu ou amido de milho. Esta sobremesa é servida com um creme inglês/crème anglaise.
Ingredientes para o Sagu de Vinho
Sagu

O sagu são pequenas esferas de amido de mandioca pré-gelatinizado. O amido pré-gelatinizado é o amido que passou por um processo de cozimento até a gelatinização completa e secagem, por isso possui capacidade de absorção, solubilidade e dispersão em água fria aumentados.

Em Portugal, é possível encontrar o sagu em grandes redes de supermercado e em lojas que comercializam produtos brasileiros ou asiáticos, pois há diversas sobremesas e bebidas asiáticas preparadas com sagu.

Sagu (em inglês: tapioca pearl) da marca brasileira Yoki e da marca americana Bob´s Red Mill
Vinho Tinto

O sagu de vinho é preparado com vinho tinto seco frutado, jovem, com baixo tanino e principalmente barato, pois serão adicionadas especiarias potentes. Geralmente, os rótulos indicam se o vinho é frutado e jovem (pouco envelhecimento).

Também é possível selecionar pelas variedades de uvas mais leves, tais como Barbera, Carbernet Franc, Dolcetto, Gamay (Beaujolais), Grenache/Garnacha, Pinot Noir, Dolcetto, Zinfandel, etc.

Vinhos de marca própria/branca frutados: Club des Sommeliers Carbernet Franc (Pão de Açúcar Brasil), Contemporal Penísula de Setubal (Continente Portugal), Torre de Ferro (Lidl – Portugal), Castelão e Pamela (Pingo Doce – Portugal).

No Brasil, há 3 classificações para os vinhos, que variam pelo teor de açúcar: vinho seco, demi-sec/meio-seco e vinho suave ou doce. Caso utilize um vinho suave, que contém acima de 25 gramas de açúcar por litro, será necessário reduzir a quantidade de açúcar da receita.

Receita de Sagu de Vinho

Nossa receita de sagu de vinho é leve, refrescante, com sabor moderado de vinho e textura maleável, mesmo após a refrigeração, pois a proporção de sagu para líquido está equilibradaa. Utilizamos 1/2 xícara de sagu para 4 xícaras de líquido, sendo 2 xícaras de vinho tinto + 2 xícaras de água filtrada.

Sagu | Sagu de Vinho

Receita preparada com vinho tinto, água, açúcar, sagu, canela, anis estrelado (opcional) e cravos.

Imprimir Pin Receita

PREPARO5 mins
TEMPO DE COZIMENTO40 mins
TEMPO TOTAL45 mins

REFEIÇÃOSobremesas
COZINHABrasileira

SERVE4 pessoas
EQUIPAMENTO

Balança de cozinha
Batedor de arame/fouet ou similar
Espátula de silicone ou similar
Panela média
Peneira
Plástico filme/película aderente
Termômetro
Tigela média
Tigela ou recipiente de vidro grande com capacidade de 1,5 litro
INGREDIENTES

Sagu | Sagu de Vinho
480 gramas de vinho tinto seco (480 ml | 2 xícaras)
480 gramas de água filtrada (480 ml | 2 xícaras)
135 gramas de açúcar (3/4 xícara)
80 gramas de sagu (1/2 xícara)
3 gramas de canela em pau (1 unidade com cerca de 5 cm)
1 grama de anis estrelado (opcional) (1 unidade pequena)
0,2 grama de cravos (2 unidades)
Creme de Baunilha (opcional)
480 gramas de leite integral (480 ml | 2 xícaras)
30 gramas de manteiga sem sal (opcional)  (2 colheres de sopa)
45 gramas de açúcar branco  (1/4 xícara)
2 gemas
24 gramas de amido de milho/maizena (3 colheres de sopa)
2,5 gramas de extrato ou aroma de baunilha (1/2 colher de chá)
INSTRUÇÕES DE PREPARO

Sagu | Sagu de Vinho
Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Prepare a infusão: coloque o vinho tinto, a água filtrada, o açúcar, a canela em pau, o anis estrelado (opcional) e os cravos em uma panela média, e mexa até que o açúcar tenha se dissolvido. Em seguida, aqueça a mistura em fogo médio até atingir o ponto de fervura suave (bolhas pequenas/simmering). Reduza o fogo e mantenha a fervura suave por 10 minutos. Prove e ajuste o açúcar se necessário. Caso ajuste o açúcar, mantenha em fervura por 1 a 2 minutos.

Caso utilize um vinho suave brasileiro, a quantidade de açúcar deve ser reduzida.

Adicione o sagu: após o fervura suave da infusão, retire as especiarias, adicione o sagu e cozinhe em fogo baixo, mexendo eventualmente para que o sagu não grude no fundo da panela, por 40 minutos. Desligue o fogo.

Neste ponto, a parte líquida estará levemente viscosa e as bolinhas de sagu terão o interior branco e a borda transparente. As bolinhas de sagu absorvem todo o líquido durante a refrigeração.

Refrigere: após desligar o fogo, coloque o sagu em um recipiente hermético e leve para refrigerar por no mínimo 6 horas. O ideal é refrigerá-lo por 12 horas.

Sirva: após a refrigeração, sirva em recipientes individuais acompanhado de creme de baunilha ou creme inglês/crème anglaise.
Creme de Baunilha (opcional)
Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Misture as gemas, o açúcar e o amido de milho: em uma tigela média, adicione as gemas, o açúcar e o amido de milho/maizena, e bata, com o auxílio de um batedor de arame/fouet, até que se forme uma mistura homogênea. Reserve.

Aqueça o leite integral, a manteiga e a baunilha: em uma panela média, adicione o leite integral, a manteiga e o extrato ou aroma de baunilha. Aqueça até 80°C, antes da formação de pequenas bolhas. Desligue o fogo.

A mistura de leite integral, manteiga e baunilha não pode ferver, pois as gemas coagularão em contato com um líquido acima de 80°C.

Tempere as gemas: após desligar o fogo, retire 1 xícara da mistura de leite aquecido até 80°C, e coloque sobre a mistura de gemas, açúcar e amido de milho. Mexa constantemente com o batedor de arame/fouet, até que se forme uma mistura homogênea.

Adicine a mistura de gemas temperadas: após temperar a mistura de gemas, coloque uma peneira sobre a panela com a mistura de leite, e adicione a mistura com as gemas temperadas.

Cozinhe o creme: após adicionar a mistura de gemas temperadas, em fogo baixo, cozinhe o creme, mexendo constantemente, até que engrosse e cubra as costas de uma colher ou espátula (ponto nappé). Desligue o fogo.

Refrigere: após desligar do fogo, coloque o creme em uma tigela e cubra imediatamente com um plástico filme/película aderente, o plástico deve ter contato com o creme para evitar a formação de uma película espessa. Em seguida, refrigere por no mínimo 2 horas.

Gastronomiabrasileira agradece a todos e conpartilhe