Site Overlay

Biscoitos em Espiral

Biscoitos em Espiral

Resultado de imagem para Biscoitos em Espiral

Sempre que minha Mãe viaja para a Região dos Lagos ela compra um (ou mais, né) pacotinhos desses biscoitos em espiral em uma loja na estrada. Ela adora saboreá-los no café da tarde. Então, quando vi essa receita no site PequeRecetas não hesitei em fazê-los! Levei em um domingo para a Mommy e ela disse que ficaram muito gostosos, até mais que o original. Mas essa última parte pode ser coisa de mãe, né rsrsrs… vamos nos ater no primeiro comentário! Realmente ficaram muito bom!!

Parece ser difícil de fazer, mas não é esse bicho de sete cabeças não. Os ingredientes são simples e o modo de preparo bem tranquilo. Na base de misturar tudo e pronto! Os meus não ficaram muito redondinhos porque achataram um pouco no congelador. Ele estava bem cheio naquela dia. E eu não estava com muito tempo para moldá-los novamente e voltar com ele para o congelador. Fique atento ao tempo de forno, você pode fazê-lo mai macio ou deixar um tempo a mais para ficarem mais firmes.


BISCOITOS EM ESPIRAL

Ingredientes:

  • 250 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 125 gramas de MANTEIGA gelada em cubos pequenos
  • 125 gramas de AÇÚCAR REFINADO
  • 1 OVO
  • 20 gramas de CACAU em pó
REPORT THIS AD

Modo de preparo:

  1. Corte a manteiga em cubos pequenos, de 1 centímetro, e volte para geladeira por 10 minutos. Só tire no momento de usá-la.
  2. Em uma vasilha média, misture a farinha com o açúcar. Acrescente os cubos de manteiga sobre a mistura de farinha e misture um pouco para que os pedacinhos não grudem uns nos outros.
  3. Incorpore com as pontas dos dedos o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo, com aspecto tipo de areia de praia. Não tem problema se sobrar pedaços irregulares de manteiga, é para sobrar mesmo pois ela que vai dar crocancia na massa.
  4. Acrescente o ovo e amasse com delicadeza até formar uma massa homogênea.
    DICA: se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água gelada e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa vá aos poucos se formando sem que fique mole e sem excesso de água. A adição da água será necessária caso a sua farinha esteja mais seca ou mais úmida. O tamanho do ovo que você coloca também pode influenciar na quantidade final da água.
  5. Divida a massa em duas partes. Embrulhe metade da massa em plástico filme e leve para a geladeira.
  6. Misture o cacau na outra metade da massa, amassando um pouco até obter uma cor homogênea. Embrulhe, também, em plástico filme e leve para a geladeira.
  7. Deixe as massas descansarem na geladeira por 15 minutos.
  8. Passado o tempo, retire as massas da geladeira e abra cada uma, em separado, sob duas folha de papel manteiga, até obter um retângulo com 4 ou 5 mm de espessura.
    DICA: quanto mais fina a massa, mais voltas terá a espiral.
  9. Coloque uma massa sobre a outra, com a ajuda do papel manteiga, e enrole como um rocambole, bem justo.
    DICA: se quiser mais voltas no espiral, enrole pelo lado mais curto. Se quiser menos voltas, comece pelo lado mais largo.
  10. Enrole o cilindro no papel manteiga e leve ao congelador por 15 a 20 minutos.
  11. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
  12. Retire o cilindro de massa do congelador e com uma faca bem afiada corte as rodelas com aproximadamente 5 mm.
  13. Forre uma assadeira baixa com papel manteiga e coloque as rodelas separadas entre si, pois elas vão crescer um pouco.
  14. Asse por aproximadamente 12 a 15 minutos ou até que estejam com as bordas douradas.
  15. Deixe descansar por uns 5 minutos na assadeira, e passe para uma gradinha. Deixe esfriar completamente e sirva com uma bela xícara de café ou chá ?
DICA: podem ser guardados por até 1 semana em pote hermético (bem vedado).